O corpo masculino, em toda sua graça e elegância, é uma máquina fascinante. Desde o dia em que seu gogó começou a emitir sons estranhos, você e seus amigos vêm debatendo e divagando sobre os mistérios da masculinidade. E como não é fácil conviver com tantas dúvidas tão profundas e indiscretas (talvez pouco higiênicas), reunimos aqui as questões que causam discussões acaloradas em torno da churrasqueira ou da mesa de bar, todas com as devidas explicações dadas por especialistas.


Bebidas doces dão ressacas piores?

Segundo Elaine de Pádua, nutricionista e consultora da MH, o teor alcoólico e os compostos bioativos presentes na bebida são os culpados pelo mal-estar do outro dia, e não o açúcar. A doçura dos coquetéis e drinques apenas mascara o gosto do etanol, causador da ressaca – você bebe mais sem perceber porque é doce. Para evitar a dor de cabeça, procure as bebidas com maior volume de água na composição, como cerveja e saquê. E fuja dos campeões de reclamação na manhã seguinte: conhaque e pinga.

Por que tenho dor de cabeça quando como sorvete?

O incômodo é causado quando algo gelado encosta no céu da boca, segundo Elliot Shevel, diretor da The Headache Clinic, instituição especializada em enxaquecas da África do Sul. “A melhor forma de evitar isso é diminuir a frieza do sorvete, comendo-o em colheradas menores, que esquentam mais rapidamente.”

É possível mesmo quebrar o pênis?

Sim. Mas não precisa começar a tremer de medo. Quando o tecido erétil do pênis é fortemente flexionado ou dobrado, ele pode se romper. “Isso causa um grande sangramento sob a pele”, segundo Martin Bigalke, urologista e membro do comitê executivo da Associação Sul-Africana de Urologia. Mas calma, isso não acontece por revirar-se na cama durante o sono.

Por que tenho ereções matinais?

Quando o tanque está cheio, o ponteiro sobe. “As ereções matinais ocorrem quando a bexiga fica lotada e provoca uma resposta do sistema nervoso,” explica Bigalke. A ereção impede que você esvazie inconscientemente a reserva de urina durante a noite. E cá entre nós, isso seria muito pior que esconder a animação logo pela manhã.

Por que eu tenho chulé?

“A maioria dos pacientes com mau cheiro nos pés tem uma coisa em comum: infecção bacteriana ou fúngica”, explica Howard Alexander, vice-presidente da Associação Sul-africana de Podologia. O problema começa por má higiene, excesso de transpiração ou uso contínuo de sapatos fechados. Para evitar, lave os pés com frequência, seque-os cuidadosamente e troque os calçados diariamente.

Por que meus dedos enrugam depois  de muito tempo na água?

Segundo Robert Weiss, da Sociedade Sul-Africana de Dermatologia, quando a mão fica submersa, a camada externa absorve a água. Como isto não é uniforme, a pele enruga. Pesquisadores acreditam que isso confere uma vantagem evolutiva, ao proporcionar melhor tração nos dedos.

Por que minhas palmas ficam tão suadas quando estou nervoso?

Você não está nervoso, só está agitado. “Isso se deve a um sistema nervoso hiperativo”, informa Weiss. “Ao contrário do que se pensa, o suor não está sempre ligado ao estresse emocional, mas esse fator pode agravar o problema”, finaliza.

Por que sinto um choque quando bato o cotovelo?

Porque o nervo ulnar, que passa ao redor da ulna (um dos ossos do antebraço), fica bem na base do cotovelo. “É um lugar onde o nervo fica muito próximo da superfície, tendo apenas uma camada fina de pele por cima”, explica Andrew van Rensburg, fisioterapeuta de Randburg, na África do Sul. “Quando você bate o cotovelo, o ulnar é levemente lesionado e fica hiperativo. Ele formiga por algum tempo antes de retornar ao nível normal de atividade, causando a sensação de choque.”

Como me livro da sensação de agulhadas quando durmo sobre o braço?

Devagar e sempre. “O formigamento vem da diminuição do fluxo sanguíneo quando o braço ou a perna fica em certas posições por períodos prolongados”, diz Van Rensburg. As agulhadas funcionam como um aviso dado pelo corpo de que é preciso liberar a passagem do fluxo, e são desconfortáveis o suficiente para acordar você. A solução é mudar de posição e aliviar a pressão para deixar o sangue fluir. Faça movimentos suaves ou deixe o membro voltado para baixo, permitindo uma maior circulação na área afetada.

O que causa a cera no ouvido?

A cera é a combinação de flocos de pele, suor seco, pelos e secreções sebáceas, segundo Philip Pio, otorrinolaringologista sul-africano. “Ela é formada no terço mais externo do canal do ouvido e levada para fora por pelos.” Mas tome cuidado ao usar cotonete. Se você empurrar a cera para a parte mais interna do canal, o ouvido não consegue jogá-la fora. Aí, a cera se acumula, prejudicando a audição.

Por que o pênis trava na frente do mictório?

Sua válvula de fechamento é rápida no gatilho. “O colo versical (conhecido como a saída da bexiga) possui receptores alfa que respondem à adrenalina, e se fecha sob estresse”, diz Bigalke. O mesmo acontece durante o orgasmo: um aumento nos níveis de adrenalina fecha o colo versical, evitando que o sêmen se perca e volte para a bexiga. Então, só há uma solução: respire, relaxe e tire a água do joelho.

Porque estou ficando grisalho antes dos trinta?

A culpa é do seu pai. Não há faixa etária que determine o início do aparecimento dos cabelos brancos, mas isso acontece geralmente entre os 30 e 40 anos. “Com o passar dos anos, as células do couro cabeludo sofrem um processo chamado apoptose, que é a morte da célula que produz a melanina – pigmento que dá a cor aos pelos e à pele. A morte desta célula, o melanócito, é programada pela genética de cada um”, afirma Anelise Taleb, bioquímica e Membro da Sociedade de Medicina Antiaging, de São Paulo.

Estou perdendo cabelo na cabeça,  e ganhando mais no nariz e nos ouvidos. Ele está migrando?

A perda de cabelo no escalpo é causada pela chamada alopecia genética (obrigado de novo, pai), que é um processo independente do crescimento de outros pelos. Portanto, o cabelo não está mudando de lugar. “As novas regiões de crescimento de cabelo também são geneticamente determinadas”, explica Anelise. Isso pode acontecer no nariz, nas costas, nas orelhas e nas sobrancelhas. Além disso, as cartilagens como o nariz e a orelha não param nunca de crescer, deixando os fios à mostra e acentuando o problema.

Por que eu ronco quando estou bêbado?

Calma, isso acontece porque você está… relaxado! Peter Desmarais, otorrinolaringologista de Durban, na África do Sul, explica que o incômodo barulho é causado por um bloqueio na traqueia quando o ar inspirado passa por ali. Quando uma pessoa está sedada, seja pelo sonífero ou pelo porre, o músculo da traqueia fica mais relaxado, diminuindo o espaço de passagem do ar no canal e produzindo o ruído notório.

Por que sinto um bolo na garganta quando estou triste?

De acordo com Desmarais, nessas situações o cricofaríngeo, um músculo com formato de anel no topo do esôfago, fica bastante inchado e cria aquela sensação de volume na garganta. Esse inchaço é chamado de globo histérico, e é geralmente causado por uma reação involuntária, resultado de estresse, ansiedade ou tristeza. É por isso que um pé na bunda da garota pode ser tão difícil de “engolir”.

Por que eu solto mais gases de manhã?

Porque os puns são mais obedientes do que você pode imaginar e não saem de fininho à noite. “É comum o aumento da flatulência pela manhã porque o intestino não para de trabalhar durante o sono, mas não há evacuação até que você acorde. E é só aí que os gases podem começar a agir”, conta Apostol Pappas, gastroenterologista de Johanesburgo, na África do Sul.

Soltar Pum: Quanto é Demais?

Pappas afirma que a flatulência é quase sempre um produto fisiológico aceitável da digestão (isso não se aplica se você estiver num elevador fechado, ok?). Ela se torna um problema devido à digestão incompleta de alimentos, como a lactose do leite, ou por certas combinações de alimentos digeridas com mais dificuldade que causam um aumento no fator mau cheiro.

Por que fico com  água na boca?

Você fica com água na boca quando espera ansiosamente algum alimento, ou vendo aquela picanha suculenta no prato. “É um reflexo que ajuda a lubrificar a boca e a garganta para facilitar a mastigação e deglutição do alimento”, diz Philip Pio.

O que são os soluços, e como fazer para parar com eles?

“Soluços são espasmos do diafragma”, explica Robin Green, o professor de pediatria da Universidade de Pretoria,
na África do Sul. Eles podem ter causas insignificantes, como mudanças de temperatura, ingestão de álcool ou bebidas gaseificadas. O especialista afirma que os soluços cedem quando inspiramos fundo e prendemos a respiração, embora o tratamento de alguns casos extremos necessite de medicações anticonvulsivas.

O que causa o hálito ruim pela manhã?

A fermentação é a culpada. Chris Idzikowski, diretor do Centro do Sono de Edinburgh, na Inglaterra, explica que o mau hálito matinal é resultante das várias horas que passamos dormindo com materiais fermentando na boca. Quando não escovamos os dentes corretamente antes de ir para a cama (isso inclui também o uso de fio dental), os restos de alimentos que ficam estocados na boca são decompostos e favorecem a cultura de bactérias entre os dentes, na gengiva e na língua. O refluxo gastroesofágico, em que parte do conteúdo estomacal pode retornar à boca, também contribui para aumentar ainda mais problema, segundo Idzikowski. Além disso, quando dormimos com a boca aberta, ela fica ressecada, o que também aumenta os odores sinistros. Quer diminuir o bafo? “Mantenha os dentes bem  limpos e use um travesseiro que eleve sua cabeça durante o sono para ficar de boca fechada”, ensina o especialista.

Por que minhas juntas estalam de vez em quando?

Você tem gás! E não estamos falando só dos que escapam e causam mau cheiro.
“O líquido sinuvial é um lubrificante natural presente nas juntas. Ele contém oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono, que podem acumular. Quando você estala uma junta, os gases são liberados rapidamente, formando bolhas, que causam o estalo que você sente”, explica Reg Engelbrecht, presidente da Associação Sul-Africana de Quiropraxia. Segundo Engelbrecht, estourá-las não traz perigos imediatos. “Mas não é aconselhável fazer disso um hábito, porque, em longo prazo, pode causar o desgaste da junta.”

Matéria publicada na Revista Men’s Health de março de 2012.